Roteador Wi-Fi: O que é necessário saber sobre ele

Roteadores Wi-fi

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O roteador Wi-Fi é uma ferramentas indispensável para o dia a dia de quem precisa ter acesso à internet sem estar necessariamente conectado ao computador ou notebook através de um cabo que transmite a conexão para o dispositivo que está sendo utilizado.

Tá, mas para o que serve?

O roteador é responsável por criar uma rede interna para compartilhar a conexão e também para enviar e receber pacotes de dados com mais de um aparelho. Ou seja, você pode estar conectado a vários dispositivos apenas utilizando a rede Wi-Fi.

Mas é importante se atentar algumas coisas! Vamos te explicar quais.

Antes de mais nada, é importante saber que existe um tipo de roteador para cada necessidade de consumo. Mas fica calmo porque não é muita coisa, ok? Para isso, observe bem:

  • Qual a velocidade do seu plano de internet?
  • Quantos dispositivos serão conectados ao roteador?
  • Qual o tamanho da sua casa ou empresa?

Se fazer essas perguntas é necessário para que você tenha uma boa qualidade de sinal. Bandas de internet mais elevadas necessitam de um roteador mais potente que possibilite uma navegação que seja compatível a velocidade contratada.

Qual melhor local para ser instalado?

A melhor estratégia é colocar o roteador wi-fi em um lugar alto, pois assim o sinal se expande para baixo e para os lados, ficando livre de objetos ao redor. Manter o roteador na região central do local também é importante para que o sinal se espalhe de uma maneira mais uniforme pelo ambiente.

O vídeo abaixo pode te ajudar!

Roteador de WiFi
Reproduzir vídeo

O roteador wi-fi pode limitar a velocidade da minha internet?

Sim! Como foi dito no tema anterior, a banda da internet pode ser limitada dependendo do roteador escolhido. Mas existem outros fatores que podem limitar a sua velocidade. Olha só:

Existem muitas pessoas conectadas à rede?

Se várias pessoas compartilham a mesma rede na sua casa, é possível que algum aparelho esteja consumindo a maior parte da banda, limitando o uso da rede em outros computadores.

#Fique atento

Evite deixar muitas abas abertas em seu navegador e se atente aos vilões do consumo de banda: Jogos online, streaming de vídeo, programas de download e outras atividades que exigem conexão constante podendo comprometer muito o sinal de sua rede Wi-Fi.

Seu computador tem um bom desempenho?

É importante verificar se o motivo da lentidão não é o computador estar com algum problema, apresentando lentidão. Vale fazer o teste em outros dispositivos.

Essas são algumas dicas para que você tenha uma conexão de qualidade, sem preocupações.

Se você mais dúvidas sobre esse ou outros assunto, clique aqui e acesse nossa página de dúvidas frequentes

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante