Qual o melhor plano de internet para mim?

melhor plano de internet

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A rede de internet melhora constantemente com novas opções aos consumidores. A bola da vez tem sido a internet fibra óptica, que tem se espalhado rapidamente em todo o Brasil.

Mesmo assim, a banda larga por cabo ainda é a opção mais utilizada, pela disponibilidade, variedade de ofertas e utilização em combos com TV.

Na dúvida entre banda larga ou fibra óptica, o interessante é saber qual plano de internet é mais adequado ao seu dia a dia.

Banda larga ou fibra óptica?

A diferença básica é que a rede de banda larga tradicional é composta por fios de cobre que transmitem pulsos elétricos, enquanto a rede de fibra óptica transmite pulsos de luz para conexão e upload (transmissão de dados).

Essa distinção entre os modelos faz com que cada um ofereça certas vantagens e desvantagens. De qualquer maneira, essas são opções excelentes e são a principal fonte de conexão para redes de internet, ou seja, para mais de um usuário.

Pontos positivos da banda larga

  • Rede cabeada com alta velocidade de conexão;
  • Boas taxas de transmissão de dados;
  • Disponibilidade em diversas regiões;
  • Navegação sem franquia.

Pontos negativos da banda larga

  • Pode ter instabilidade em horários de grande demanda;
  • Variação entre velocidade máxima e mínima;
  • A qualidade do sinal de pulsos elétricos pode sofrer inúmeras interferências.

Pontos positivos da fibra óptica

  • Internet na velocidade da luz: o pulso de luz da fibra óptica garante velocidade de conexão mais alta que a banda larga;
  • Dados enviados e baixados muito mais rapidamente;
  • Não há interferências e falhas de sinal;
  • Navegação ilimitada.

Pontos negativos da fibra óptica

A fibra óptica ainda está se popularizando no Brasil, por isso não são todas as regiões que possuem o modelo. É preciso consultar a disponibilidade.

Perguntas para se fazer antes de contratar seu plano de internet

Na hora de contratar um plano de internet é importante levantar algumas questões antes de fechar negócio. Vamos a algumas delas:

  • Qual o plano de internet é mais adequado de acordo com a utilização?
  • Qual é a velocidade de conexão necessária?
  • Na minha cidade, existe a opção por banda larga por cabo e por fibra óptica?

Com essas perguntas em mente é possível definir qual é o melhor custo benefício entre o valor da mensalidade e a velocidade de conexão contratada. Por exemplo, para quem utiliza a internet somente para notícias e redes sociais, planos menores de 3 ou 4 mega podem ser suficientes.

Já para quem também faz muitos downloads, assiste filmes e faz chamadas por vídeo, planos entre 20 e 60 megas são indicados.

Agora, para múltiplos aparelhos conectados (notebooks, smartphones, tablets), realizar ‘lives’ de trabalho, assistir aulas e também ver filmes e baixar vídeos, o ideal é uma conexão entre 100 e 350 mega.

A partir dessas dicas você consegue definir qual tipo de plano é melhor para a sua necessidade e pode verificar qual tipo de oferta está disponível na sua região.

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante