Qual a velocidade ideal para a internet residencial?

Melhor velocidade da Internet

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A velocidade da internet é algo que interessa a todos os moradores de uma casa, afinal, quem não tem pelo menos um smartphone para se manter conectado?

E com o aumento das atividades realizadas em casa como o Ensino à Distância (EaD) e o trabalho remoto (home office), a demanda por mais velocidade aumentou.

Com isso, a internet residencial estendeu seus limites. Agora, além de instrumento de lazer e socialização para jogos online, streaming e mídias sociais, o cálculo da velocidade ideal deve levar em consideração mais equipamentos conectados, estabilidade para videochamadas, suporte para arquivos mais pesados, entre outras situações.

O que considerar para o cálculo da internet ideal?

São três os pontos indispensáveis para ter uma ideia do quanto de velocidade contratar:

  • velocidade contratada (download e upload);
  • quantidade de equipamentos conectados e de pessoas que utilizam a internet;
  • e qual a maior atividade de uso de cada morador (exemplo: jogos, trabalho, mídias sociais).

A internet contratada é baseada na velocidade de download e upload. O tempo de recebimento dos arquivos pelo equipamento conectado é a velocidade de download, que é a velocidade mais importante para o uso doméstico, por isso é o destaque na oferta dos planos. Já o upload é a velocidade de envio de dados do equipamento conectado para os servidores, mantendo a comunicação em resposta aos comandos de cada ação. Nos planos residenciais, geralmente, a velocidade de upload é a metade em relação a de download.

Outro fator relevante é a quantidade de pessoas que moram na residência. Isso porque é preciso levar em consideração se todas ficarão conectadas ao mesmo tempo por algum período. Além disso, é comum que os celulares fiquem a todo tempo conectados, aí com mais um notebook utilizando a rede e a SmarTv conectada em alguma plataforma de streaming, a rede pode ficar congestionada.

Ainda pensando na utilização que cada pessoa faz da rede, algumas atividades demandam mais velocidade do que outras. Por exemplo, jogos online são campeões de consumo, então, caso alguém passe longas horas em jogos que demandam alta velocidade, o ideal é ter planos com pacotes rápidos.

Internet para  trabalhar em casa, assistir filmes e jogar?

Trabalhar online apenas com acesso a arquivos, recebimento e envio de emails, não requer grande velocidade, entre 1 e 5 MB já bastam. No entanto, se é preciso fazer videochamadas e outras pessoas também estarão usando a internet, o ideal é ter um plano com mais banda larga.

Já as plataformas de streaming de filmes e séries precisam de uma boa velocidade para um excelente experiência. Assim, para assistir a um filme sem travar em uma qualidade normal, o mínimo necessário recomendado é uma velocidade de 3,0 megabits por segundo de download. Considerando que outros aparelhos estarão conectados simultaneamente, o ideal é ter planos a partir de 5 MB.

No caso de jogos online, é preciso bastante velocidade para o tempo de resposta não ficar atrasado e isso se transformar em uma desvantagem. Então, já que o upload residencial costuma ser a metade da taxa de download, é preciso considerar planos com maiores velocidades, a partir de 10 MB, isso sem considerar outros equipamentos.

Gostou das dicas? A Master Internet tem pacotes ideais que cabem no seu bolso, seja para quem mora sozinho, como para grandes famílias. Confira os planos de internet wireless e internet fibra e fique sempre conectado!

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante