Os problemas causados pelo roteador e como resolvê-los

roteador

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A dificuldade com a conexão da internet ou a baixa velocidade muitas vezes acontece por causa de problemas com o roteador.

Neste artigo vamos explicar como identificar problemas com o equipamento para você não ter mais dor de cabeça.

O que é um roteador e como ele funciona?

A internet banda larga chega até as casas e empresas, geralmente, por cabo ou fibra óptica. O sinal é recebido por um modem e para que seja distribuído no ambiente, formando uma rede que conecta os aparelhos, é preciso de um roteador.

Portanto, o roteador é um dispositivo responsável por encaminhar e receber dados, podendo ser em forma de rede cabeada ou rede wi-fi, que é a forma mais utilizada para ligar múltiplos equipamentos.

Assim, o roteador tem a função de criar o melhor caminho para ligar os aparelhos (computadores, notebooks, celulares, tablets, tvs) à rede de Internet

Como saber se meu roteador está com problemas?

Para saber se existem problemas com o roteador é preciso eliminar algumas situações que podem estar dificultando a conexão antes de ter um veredito.

A primeira situação que deve ser avaliada é se o roteador está ligado corretamente. Muitas vezes, algum cabo pode estar desconectado, ou mesmo o roteador não foi iniciado corretamente. 

Caso os cabos estejam corretamente ligados e o roteador tenha iniciado de forma adequada, é preciso agora ver se existe problema em algum aparelho específico. 

Assim, caso diversos aparelhos estejam conectados e apenas um ou alguns não estejam, é necessário verificar se o problema não está somente nos aparelhos que não se conectam. 

Depois de verificar se a dificuldade de conexão não é de um aparelho específico, o passo agora é entender se existe algo que esteja atrapalhando a rede. 

A quantidade de obstáculos pode deixar o sinal mais fraco, assim como a distância em relação ao roteador.

Dessa forma, é fundamental avaliar se não existem interferências em excesso ou mesmo se a posição onde o roteador está é mais adequada. Em caso de ambientes muito grandes, o ideal é instalar mais pontos de conexão ou repetidores de sinal.

Agora sim! Descartando todas essas possibilidades é possível estabelecer se o roteador está com problemas. São três os principais problemas com o roteador:

  • O roteador pode estar desatualizado;
  • O roteador pode estar ultrapassado;
  • O roteador pode estar danificado.

No primeiro caso, com o roteador funcionando, porém não com o desempenho que se espera, talvez uma atualização do firmware (software que vem instalado) do roteador ajude a fazê-lo entregar mais velocidade. Para isso, é necessário buscar se existe para download atualização para o sistema no site da fabricante do roteador, mas isso somente para o caso de o roteador ser pessoal.

Apesar de existirem atualizações, a possibilidade de que o roteador esteja ultrapassado existe. Mesmo que ele esteja funcionando corretamente e tenha grande vida útil, as tecnologias e velocidades disponibilizadas pelas operadoras tem avançado muito. Com isso, o roteador talvez possa ter ficado ultrapassado, sendo a melhor opção a troca por uma versão mais moderna.

Mas antes de pensar em trocar, não se esqueça de verificar se o roteador está de acordo com a velocidade contratada, pois existem modelos adequados para diferentes tipos de velocidade. Inclusive, a Master disponibiliza aos clientes a possibilidade de alugar o roteador que seja compatível com a velocidade contratada, além, é claro, de prestar suporte e manutenção para maior conforto e praticidade.

Agora, se você já tentou de tudo com o seu roteador pessoal e nada adiantou, é muito provável que o equipamento esteja danificado. Chegando nesse ponto, provavelmente alguma luz do painel do roteador já não estará mais acesa e esse é o fim dele: chegou a hora de um novo companheiro para criar a rede wi-fi.

Gostou das dicas? Agora você saberá como identificar qualquer problema com o roteador. Mas caso tenha alguma dúvida, conte com o suporte da Master, que tem a conexão e o atendimento ao cliente mais rápidos do mercado.

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante