Como saber se o problema com o wifi realmente é culpa do roteador

Wifi

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Está com problemas no wifi e não sabe como consertar? Para resolver, o primeiro passo é saber qual a causa do problema, uma vez que envolve diversas variáveis.  Uma das muitas possibilidades é de ser com o roteador, mas como saber de fato se a culpa é dele? Continue lendo este artigo para descobrir. 

Qual é a diferença entre wifi e roteador?

Antes de saber se o seu problema no wifi é ou não culpa do roteador, é importante entender a diferença entre eles e como cada um funciona.

O wifi é um dos tipos de wireless, em outras palavras, rede sem fio, que possibilita a conexão de internet e formação de rede nos dispositivos, como computador, celular, impressoras e outros dispositivos. Essa conectividade é feita através do roteador, um aparelho que capta o sinal e distribui ele já convertido entre os dispositivos. Ou seja, o wifi depende do roteador para ser transmitido.

Como saber se a culpa é do roteador?

Um teste interessante para saber se o seu problema de wifi é realmente culpa do roteador é conectar um dispositivo direto no aparelho modem. Se estiver transmitindo o sinal normalmente, há grandes chances de o fator causador do problema ser o roteador.

Outra forma de conferir a natureza do problema é usando um cabo de rede no dispositivo conectado direto no roteador. Caso não esteja transmitindo sinal, há a possibilidade dele ser de fato o culpado.

Também é importante conferir outros pequenos detalhes, mas que fazem diferença, como a posição do roteador ou da antena, a distância entre os aparelhos, entre outros.

Para saber mais sobre os problemas que podem ser causados pelo roteador e como resolvê-los, é só clicar aqui e conferir nosso artigo. E se quiser saber mais informações e dicas sobre o mundo tecnológico, acesse o blog da Master

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante