Minha internet lenta é culpa do roteador?

Minha internet lenta é culpa do roteador?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Internet lenta é um problema que atrapalha qualquer tipo de tarefa, seja as mais simples, como escutar uma música, até mesmo trabalhar.

A falha na conexão pode afetar o ritmo da execução e o foco, te deixando irritado, incomodado e frustrado. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para te ajudar a solucionar essa questão, basta continuar lendo! 

O que fazer quando a internet está lenta?

A primeira ação que você pode tomar é verificar os detalhes do aparelho. Confira se todos os cabos estão conectados corretamente, avalie se há alguma falha no hardware do roteador ou se o dispositivo conectado é compatível com a velocidade contratada. Você pode testar a internet em outros dispositivos ou usar conectada aos cabos.

Também é muito importante avaliar quantas pessoas estão conectadas na rede, pois pode gerar sobrecarga na internet, e se o roteador está em uma boa posição.  Uma dica é colocá-lo na região central da casa em um ambiente aberto, afastado da janela e outros dispositivos eletrônicos, você pode conferir mais sobre posicionamento do roteador clicando aqui. 

Em último caso, entre em contato com o suporte da operadora para verificar se ocorreu falha no pacote acertado ou até mesmo se não há um problema generalizado.

Por que minha internet está lenta?

Existem diversos fatores que deixam sua internet lenta.

Pode ser que muitas pessoas estejam usando a internet ao mesmo tempo e o plano contratado não é o suficiente para a quantidade de dispositivos conectados. Principalmente se estiverem consumindo a internet para programas mais “pesados”, como serviços de streaming e youtube ou fazendo download de arquivos grandes. Ou o seu dispositivo não possui uma tecnologia capaz de consumir a conexão. 

O seu sinal pode não estar cobrindo o espaço inteiro e isso também afeta a velocidade de navegação. O roteador tem um limite no alcance do sinal e dependendo do tamanho do ambiente e onde nele você está, o sinal pode não chegar com tão boa execução para você. Nesse caso, a Master indica e fornece o roteador mais adequado para a velocidade contratada.

Vírus e malware também são fatores que podem afetar indiretamente sua conexão, pois eles desaceleram seu hardware, consequentemente atrapalhando a sua navegação.

Ou o problema pode ser o seu roteador. Ele pode estar mal posicionado ou ter obstáculos na frente, como uma porta ou parede. Pode ser também que seu aparelho seja antigo, não tenha capacidade de gerenciar a velocidade ou que seu software esteja desatualizado. Outra possibilidade é que a senha do seu wifi não seja forte e que tenham invadido sua conexão. 

Como saber se o problema é a internet ou o roteador?

Nem sempre sua internet lenta pode ser problema da internet em si, há possibilidades que sua navegação esteja sendo afetada pelo roteador.

Isso porque há diferença entre a velocidade do provedor e do roteador. O provedor é a empresa contratada, é dela que vem a internet. Já o roteador é responsável por distribuir essa conexão. Dito isso, é muito importante você verificar o desempenho de cada um.

Para entender melhor qual é o seu caso, você pode usar sites para fazer teste da velocidade de navegação. Se estiver alta, há grandes chances de o problema não ser a internet em si.

Outro teste que você pode fazer é conectar seu dispositivo via cabo no aparelho do provedor de internet e depois no roteador. Se o provedor estiver mais rápido que o roteador, há probabilidade dele estar com problema e não a internet. 

E a última dica é conferir todos os planos incríveis da Master!

Continue acompanhando o blog da Master para mais informações do mundo tecnológico e não deixe de conferir as novidades no site da Master Internet.

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante