O melhor local para posicionar o aparelho de wi-fi em casa

Wi-Fi

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Muitos usuários, ainda hoje, continuam enfrentando problemas de pouco alcance da rede quando usam internet. E em casas de médio porte com obstáculos, como colunas e paredes mais grossas, por exemplo, acabam sendo praticamente impossível ter conexão. Se você está neste dilema, com certeza estes conselhos sobre onde colocar o roteador o ajudarão.

Encontre o ponto central de sua casa

Como os roteadores Wi-Fi são omnidirecionais, coloque-o no centro da sua casa, para que o sinal de Wi-Fi se espalhe pelo ambiente. Caso o modem esteja longe do local escolhido, use um cabo Ethernet (de cor azul) para levá-lo até o centro da residência.

Obs.: Se a sua residência tiver dois andares ou mais, instale o roteador em um ponto central do primeiro andar posicionando-o em uma área relativamente alta, (teto por exemplo), assim o sinal será distribuído por igual em todas as áreas de sua residência.

Instalação em ponto elevado

Aproveitando a questão da altura, é importantíssimo posicionar o roteador em um ponto mais alto que tiver em sua casa. As ondas do aparelho irradiam para frente e para baixo. Por isso, o ideal é deixar o roteador em um local alto, como em cima de estantes, para desviar de barreiras baixas, como sofás, mesas e balcões.

Retire obstáculos móveis próximos do roteador

Um ponto importante, além do lugar onde é colocado o roteador, são os obstáculos. Sempre que possível retire da frente das ondas do roteador, objetos metálicos. Se ganhará potência graças à eliminação dos pontos mortos que geram ao não deixar passar as ondas.

Mantenha-o afastado de outros aparelhos eletrônicos

Alguns dispositivos eletrônicos usam a mesma frequência dos roteadores. Por isso, há uma interferência na emissão de ondas, o que provoca lentidão na rede. Não coloque o aparelho perto de micro-ondas, telefones sem fios, babás eletrônicas e caixas de som.

Deixe o equipamento longe de janelas

Frio e calor são inimigos do roteador. Por isso, deixe o aparelho longe de janelas e varandas, pois a exposição ao sol pode superaquecer o equipamento. O frio também é nocivo. Mantenha o dispositivo distante de refrigeradores, por exemplo.

Dica bônus Master

E se ainda sim seu sinal estiver fraco, uma opção bem barata é incluir um repetidor de sinal. Ele repete o sinal do Wi-Fi, como se fosse um novo roteador e só precisa ser conectado a uma tomada.

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante