Jogar online sem deixar minha internet lenta: é possível?

Internet para jogar online

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Jogar em casa não é mais como era antigamente. Hoje, os jogos precisam de internet para serem baixados e atualizados nos consoles. Muitos jogos só fazem sentido online e games em primeira pessoa no formato multiplayer são uma verdadeira febre.

Só que para que tudo funcione do jeito que se espera é fundamental ter uma internet que acompanhe o ritmo do jogo, sem lentidão e sem ficar travando. Para entender melhor como jogar online em alta performance, vamos explicar o que é o Ping e o Lag dos jogos.

O que é Ping?

Ping (latência) é o tempo em milissegundos que é medida a troca das informações com o servidor do jogo. Quanto menor o ping, mais instantânea é a jogabilidade. O Ping pode ser observado em testes de conexão e, no caso de jogos online, é importante que seja especialmente baixo para que as informações recebidas e os comandos enviados sejam o mais rápido possível.

Dessa maneira, o jogador não fica em desvantagem em um jogo em que os segundos fazem toda a diferença.

Como o Ping está diretamente relacionado à velocidade de conexão, o compartilhamento da rede com demais pessoas e muitos equipamentos pode afetar a velocidade destinada para o jogo. Outras situações que consomem velocidade como programas abertos, mesmo que não sejam utilizados no momento, ou até arquivos maliciosos (vírus), podem aumentar a velocidade do Ping.

Por isso, é importante ter uma velocidade adequada para atender todos  os usuários da rede, considerando que jogos online demandam mais velocidade, e também verificar se o sinal de internet está chegando ao pc gamer ou videogame da maneira adequada.

Agora, se o servidor do seu jogo favorito estiver em outro país, ou mesmo em outro continente, o Ping será mais alto de qualquer maneira, pois a distância é um fator a ser considerado mesmo que sejam milisegundos. No entanto, a maioria dos principais jogos já estão em servidores no Brasil.

O que é Lag?

Quando o jogo começa a travar é porque os requisitos técnicos do computador não suportam o jogo, ou a troca de dados entre o servidor e o aparelho (console ou pc) está lenta. Portanto, é chamado de Lag quando o jogo trava ou picota, afetando o desenvolvimento da partida.

Uma forma de diminuir a chance de Lags acontecerem é fechar todos os programas que podem estar consumindo internet, congestionando a banda larga. É preciso também verificar se todas as recomendações de configuração gráfica do jogo são suportadas pelo pc gamer e se as atualizações do sistema estão em dia.

Em casos em que ocorrem travamentos repentinos, reiniciar os equipamentos de internet e o computador pode ajudar a solucionar o problema.

Da mesma forma que o Ping, caso tenham muitos equipamentos que ficam ligados simultaneamente e a internet fique lenta quando o jogo é rodado, talvez seja a hora de buscar mais velocidade. Assim, todos que precisam da internet conseguem ter um bom desempenho para a sua atividade.

Qual o melhor tipo de conexão para jogar online?

A melhor conexão para jogar online é a que tem o menor Ping e que não apresente nenhum Lag, assim as ações virtuais são instantâneas e não travam.

Nesse sentido, a internet fibra óptica é a melhor indicação, pois oferece alta velocidade e excelente estabilidade com preços atrativos. Conheça a internet fibra óptica da Master Internet e jogue em alto desempenho em qualquer lugar da casa pela rede Wi-FI. Seja Master!

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante