Como se proteger de golpes de WhatsApp em 2021

WhatsApp

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O aplicativo está no dia-a-dia de metade dos brasileiros e se tornou mais que um mensageiro casual. Mas cuidado, você deve prestar bastante atenção no que você faz com ele.

O WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil. Seja ele como instrumento casual para conversas ou como ferramenta de trabalho, o app de posse de Mark Zuckerberg vem ganhando popularidade extrema nos últimos anos. Praticamente todo mundo que tem um smartphone, tem o WhatsApp instalado.

Com a pandemia do novo Coronavírus, a ferramenta se tornou ainda mais essencial. Com o isolamento social necessário para o controle da disseminação do vírus, o aplicativo serviu como escape e forma de conversar com pessoas que normalmente estariam ao nosso redor.

De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Kantar, as mensagens no WhatsApp subiram 40% em 2020. Ainda segundo análises da empresa, 110 milhões de brasileiros utilizam o mensageiro. Isso é basicamente a metade da população do Brasil.

Esse aumento também se tornou oportunidade para criminosos. Os golpes de WhatsApp nunca foram tão comuns e tão variados. O aplicativo é seguro sim, mas nós também temos que fazer a nossa parte não dando sorte ao azar.

PROTEGENDO A SUA CONTA

Para se proteger de golpes de WhatsApp em 2021, é mais simples do que se imagina. O próprio aplicativo te dá alternativas para aumentar a segurança. A principal delas é a verificação em duas etapas.

Ativando esse recurso, toda vez que sua conta será ativada será solicitado um código de seis dígitos, escolhido por você. Esse código também será pedido de forma esporádica, para reafirmar que você está utilizando sua conta.

NUNCA COMPARTILHE O CÓDIGO DE ATIVAÇÃO

Para começar a usar o WhatsApp, é necessário um código de ativação que é enviado por SMS para seu número de contato. É com esse código, muitas vezes, que os golpistas conseguem acesso às conversas.

SEMPRE DESCONFIE 

Sabe aquele anúncio de um produto muito abaixo do preço normal? Ou uma forma extremamente fácil de ganhar dinheiro? Fique sempre atento a esse tipo de coação.

Bancos, empresas e lojas dificilmente pedem dados pessoais por mensagem. Pode ser até aquele seu amigo pedindo dinheiro emprestado… lembre que o golpista tem acesso às conversas dele e sabe como ele “conversa” com você. Na dúvida, tente entrar em contato com ele por outra rede social ou até mesmo ligue.

O linguajar da pessoa que está do outro lado da linha também é crucial. Erros de português em mensagens ou linguagem informal via telefone é sempre motivo para desconfiança. 

Evite também clicar em links. Eles podem ser malwares prontinhos para invadir seus dispositivos e roubar seus dados.

CUIDADO COM OS APLICATIVOS

Mantenha sempre o WhatsApp atualizado para que possíveis erros de segurança sejam consertados. Instalar apps que não estão nas lojas oficiais também pode ser um caminho fácil para criminosos invadirem seu celular.

MEU WHATSAPP FOI CLONADO, E AGORA?

Primeiro, você precisa avisar o máximo de amigos e familiares possível, pois eles são os mais propensos a cair em um golpe que terá seu próprio WhatsApp como ponto de partida.

Tente também recuperar sua conta em outro dispositivo. Se você conseguir, a outra pessoa que estará utilizando será desconectada automaticamente. Feito isso, habilite (ou troque) o código de dois fatores.

Caso não dê certo, você pode entrar em contato com a empresa pelo e-mail support@whatsapp.com. Explique o que aconteceu e inclua seu número com DDD no corpo do e-mail.

Sua conta será desativada momentaneamente e você terá até 30 dias para reativá-la. Agora, tomando mais cuidado para não acontecer de novo.

Pegou todas as informações para se proteger de golpes no WhatsApp?

Para mais dicas e novidades, acesse Blog da Master.
Também fique ligado nas redes sociais da Master!

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante