A fibra ótica vai mudar como você navega na internet

A fibra ótica vai mudar como você navega na internet

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A internet via fibra óptica é um tipo de conexão que, como já diz o nome, utiliza fibra óptica, fazendo com que a transmissão de dados e informações tenha uma velocidade muito alta e consequentemente permitindo navegar na internet de uma maneira mais rápida e sem instabilidades. Além da alta velocidade, ela também possibilita a transmissão a longa distância.

Por conta de todos esses benefícios que essa modalidade proporciona, ela tem ganhado cada vez mais popularidade e espaço no mundo tecnológico. A seguir te explicamos como ela funciona, continue lendo para saber mais. Mas se você ainda estiver indeciso em relação à melhor tecnologia, clique aqui para entender as diferenças de cada uma e qual é a mais vantajosa. 

Como funciona a fibra óptica? 

Os resistentes cabos de fibra óptica são compostos por fios de vidro, que são revestidos por uma camada de plástico reflexivo e é essa estrutura que faz com que a fonte de luz transite de um lado para o outro contínua e rapidamente, transformando os dados em luz através de conversores integrados. O modelo traz mais segurança em termos de dados, pois os pulsos de luz não vazam do núcleo da fibra. Além disso, essa composição oferece mais resistência e conservação do que os fios tradicionais de cobre, que podem sofrer oxidação. 

O cabo de plástico é muito importante para oferecer uma proteção externa ao fio a fim de que não ocorra o desgaste. Mas a fibra tem muitas outras camadas além do cabo e do fio. Sua estrutura é composta por, de fora para dentro, proteção plástica, fibra de fortalecimento, revestimento interno, camada de refração e, por fim, o núcleo. Cada parte é de extrema importância para contribuir com a transmissão efetiva dos dados.

Uma curiosidade sobre a fibra óptica é que ela não precisa da eletricidade para transmitir sinal e, por conta disso, ela possui dois modelos de cabo: laser ou LED.

O tipo laser, conhecido como monomodo, trabalha com um único sinal de cada vez, pois só tem uma fonte de luz. Ele tem um alcance indicado para maiores distâncias de transmissão e, por conta do laser, não há interferência na qualidade.

Já o tipo LED, conhecido como multimodo, trabalha com a troca de múltiplos sinais ao mesmo tempo. Ideal para redes locais, pois atinge um alcance limitado, de distâncias menores.

Justamente por não usar eletricidade, essa modalidade faz com que você reduza e economize energia elétrica. Ao contrário do fio de cobre, que utiliza a eletricidade, a fibra não sofre interferência externa. 

A Master oferece fibra ótica?

A Master Internet oferece internet de fibra óptica com preços acessíveis e alta velocidade de conexão, temos planos que atingem até 450 Mb.

Temos diversos pacotes para todas as necessidades e com muitos benefícios para você navegar na internet com estabilidade e velocidade alta. Com a fibra óptica da Master, você consegue maratonar séries e filmes na Netflix, jogar online e deixar todos os aparelhos da sua casa conectados sem interferências!

Fique por dentro do mundo da tecnologia em nosso blog e confira planos e novidades no site da Master Internet.

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante