5 dicas para garantir sua segurança no home office

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O home office veio para ficar, mas trabalhar de casa pode tornar a segurança de dados da empresa prejudicada se algumas atitudes não forem tomadas.

Para proteger os dados do seu negócio e as informações dos seus clientes, preparamos 5 dicas baseadas nas melhores práticas em segurança cibernética para lhe ajudar a garantir a proteção de dados durante o trabalho remoto.

O que posso fazer para evitar invasões?

Segurança, home office e privacidade devem andar juntos como forma de evitar invasões nos computadores e proteger os dados pessoais de colaboradores e da base de clientes.

Como ainda estamos no começo do ano, o home office 2021 das empresas deve ser planejado com toda a segurança possível para o decorrer dos meses. Veja as principais atitudes que as empresas devem ter:

Garanta equipamentos e explique as políticas da empresa

Pode parecer básico, mas é fundamental que cada colaborador tenha à disposição os equipamentos necessários para desempenhar a função em casa.

Ao fornecer estes equipamentos e garantir a conectividade, a empresa consegue incluir as configurações necessárias, na qual detalharemos nos próximos tópicos, que garantam a segurança dos equipamentos (computadores, notebooks, smartphones).

Nesse ponto, ao entregar os equipamentos, também é importante ter protocolos de utilização e boas práticas para que o funcionário siga de forma adequada as regras de segurança.

VPN

Deixar o computador do colaborador integrado a uma rede VPN (Rede Virtual Privada) da empresa é uma forma de oferecer mais segurança no acesso aos dados corporativos em home office.

Isso porque o acesso tradicional pelas redes domésticas torna o trabalho muito mais vulnerável a ataques de cibercriminosos. A VPN é criptografada, dificultando qualquer tentativa de acesso, como também esconde o IP do usuário, evitando softwares espiões (spywares). De qualquer maneira, somente a VPN não basta, existem outros elementos a se adotar para mais proteção.

Antivírus e firewall

Ter antivírus para evitar malwares (softwares maliciosos) e spywares é imprescindível para evitar danos ao equipamento e roubo de informações.

Já deixar o firewall ligado complementa a segurança, pois ele analisa a recepção de dados que podem ser perigosos para o sistema do computador, impedindo o acesso à câmera e ao teclado dos equipamentos, por exemplo.

Autenticação multifatorial e criptografia

O acesso à rede VPN pode ser feito em duas ou mais etapas, por uma autenticação multifatorial que dificulta o roubo de senhas, pois é preciso do código de acesso fornecido a outro equipamento de posse do usuário, por SMS ou lido por QRCode. Somente assim, com outras etapas, é possível acessar a rede.

A criptografia, já existente na VPN, e que pode ser estendida para diversas outras operações e documentos, codifica os dados de uma maneira que para ter acesso a eles é preciso da chave de descriptografia, configurando uma camada de proteção que impede a leitura do dado mesmo se for roubado.

Serviços em nuvem

Contar com o armazenamento de dados em nuvem é ideal, não só para o home office, porque as empresas que oferecem o serviço contam com grande aparato de segurança contra hackers e trabalham com protocolos de privacidade de seus clientes.

Os dados em nuvem permitem acesso simultâneo aos documentos pelos membros da equipe e evita a necessidade de backups. Assim, se um computador ou e-mail for invadido, os dados estão protegidos na plataforma cloud ( em nuvem).

A Master Internet investe em conectividade e segurança para os seus clientes. Conheça os nossos planos e tenha a garantia de internet estável e protegida em todas as etapas.

Cadastre-se

Receba novidades diretamente em seu e-mail

Você pode se interessar por esses conteúdos

Plano Avançado

Além destes canais, o Plano Avançado possui todos os canais do Plano Simples.

Canais abertos

Canal do assinante

Filmes e Séries

Variedades

Jornalismo

Esportes

Infantil

Filmes

Música

Documentários

Plano Simples

Este pacote disponibiliza para o assinante somente os canais obrigatórios, abertos e o Canal do Assinante descritos. O assinante adquire a tecnologia para recepção desses canais.

Canais abertos

Canal do assinante